quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Coisa que deixou de ser gente

Recentemente li um texto sobre gente que virou coisa. 

Nele, a referência era Etienne de Silhouette (1709-1767) um alto funcionário do rei Luís XV, encarregado de fiscalizar as finanças da França. 

Silhueta da desgraça 

Acumulou tanta impopularidade por tentar impor reformas que elevavam impostos a níveis confiscatórios e que "...para zombar dele, os detratores representavam apenas o contorno de sua imagem, com o miolo vazio, recortado com tesourinha. 

Com isso, enfatizava-se que se tratava de personagem vazio, como o contribuinte empobrecido, cuja substância tinha sido tragada pelos pesados impostos. *

Com o passar do tempo e por extensão, o nome de Monsieur de Silhouette passou a designar também as figuras humanas recortadas em papel, em que se descartava o excesso e se deixava unicamente o miolo. Entre nós, o substantivo comum foi aportuguesado para silhueta".

Se pensar que hoje faz um mês que tentaram dar o Golpe contra a democracia do Brasil, que a Justiça já mandou a PF realizar várias operações contra os terroristas, com centenas presos, outros tantos sendo investigados, sete parlamentares supostamente envolvidos com autorização do Ministério Público para serem até cassados, que o Superior Tribunal Eleitoral aceitou a "minuta do golpe" como prova no processo contra o ex-presidente fujão, derrotado nas urnas eletrônicas que tanto criticava, apesar de mover "mundos e fundos" pra tentar se reeleger, com direito a fraude bilionária no balanço do Banco Central entre 60 e 70 bilhões, fica evidente que deplorável figura está impressa neste momento triste da história do Brasil.

Se o golpe ainda não tem cara é fácil saber a silhueta. A coisa por trás da tragédia parece até ser gente, mas sabendo de tanta maldade acumulada durante seu desgoverno, como os genocídios do COVID e dos indígenas ianomâmis, chego a pensar onde está a humanidade desta coisa desumana que governou o Brasil depois que perseguiram os petistas, depuseram a Dilma e prenderam o Lula, líder das intenções de voto na eleição que o país voltou pra idade média.


* Igual as classes populares e médias do Brasil, já que rico quase não paga imposto, sem falar dos que sonegam descaradamente de forma sistêmica 


P.S. O Bolsonarismo teve o terceiro turno na eleição do Congresso Nacional. Resultado: perdeu também no voto impresso 

Fonte: https://brasildelonge.com/tag/silhueta/

#Brasil #democracia #sempre #terrorismo #golpe #nuncamais

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Marco histórico

Uma semana após a fracassada tentativa de Golpe de Estado perpetrada por terroristas, em sua maioria, usando a Camisa Amarela da CBF. 
De ver as sedes dos Poderes da República sendo invadidas, depredadas, destruídas com enormes prejuízos materiais e simbólicos. Posso constatar que as Instituições Brasileiras são mais resilientes e efetivas na auto-defesa da democracia que muita gente imaginava.

Contudo, o país precisa de marcos históricos, para que a memória nacional, fique impregnada do sentimento de repúdio e vergonha de quem defende o fim da democracia no Brasil. Pois não podemos e não vamos esquecer. 

Não podemos ter equívocos e nem dar espaço para o apaziguamento inconsequente. E preciso punições exemplares. Como defende o Ministro do Supremo Alexandre de Morais.

"Absolutamente TODOS serão responsabilizados civil, política e
criminalmente pelos atos atentatórios à Democracia, ao Estado de Direito
e às Instituições, inclusive pela dolosa conivência — por ação ou omissão —
motivada pela ideologia, dinheiro, fraqueza, covardia, ignorância, má-fé
ou mau-caratismo".

Vamos lutar de forma incansável para que todos sejam punidos e que a democracia, tão ultrajada nestes tempos medonhos sai fortalecida. 

Por isto, acredito que a CBF, Confederação Brasileira de Futebol deveria extinguir a camisa amarela, inequivocadamente manchada com a merda que fizeram em Brasília. Eu vou por fogo na minha camisa amarela. Vou continuar torcendo apaixonadamente pelo sucesso esportivo do país, mas nunca mais uso uma camisa desta cor pra torcer para o que quer que seja.

Talvez todas as modalidades esportivas nacionais, como as seleções de vôlei, basquete, as representações olímpicas, e por aí afora, assim como os atletas individuais deveriam aposentar definitivamente esta cor dos uniformes, e assim, no futuro, quando as crianças perguntarem por quê o Brasil não joga mais de amarelo, possamos responder: pela democracia bebê e relembrar estes tristes acontecimentos.








sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Pra quem sabe ler, um pingo é letra...

Se alguém escreve um livro para uma política pública, esta pessoa é um artista ou um político?

A dúvida é fruto de experiência própria. Tive o privilégio de servir o povo da minha cidade como gestor do mais importante equipamento público de acesso a informação de um município: a Biblioteca.

Lá, tive a obrigação de me aprofundar nas pesquisas sobre o setor e tentar entender, os motivos da indevida desvalorizacão da grande experiência humana proporcionada pela leitura.

Já tem mais de dez anos que criei um poema, me despindo da modéstia e buscando as mais nobres motivações. Um poema falando de livros. 

De lá pra cá, minha vida deu muitos saltos triplos escarpados, que se fosse uma competição de ginástica olímpica, certamente mereceria ganhar uma medalha de ouro. Casei, descansei, comecei vários cursos em universidades e abandonei, nem tudo sempre por vontade própria. Fui indevidamente preso e torturado por causa de política, quebrei a tíbia, peguei infecção hospitalar, e outras tantas desventuras e reviravoltas. Até um prêmio em um conceituado parque tecnológico binacional eu ganhei.

Mas voltando a questão do livro. Durante a pandemia, pensei uma forma de novas alternativas e arranjos socioprodutivos na área da economia criativa e busquei outros artistas para tirar projetos do papel.

Mais de cem e-mails, incontáveis mensagens de whatsapp, uma boa dose de propósito. E assim nasceu o livro: Pedro e a máquina de voar. 

Até hoje buscava viabilizar o projeto inicial de produção e distribuição gratuita nas creches infantis, pois como demostram as pesquisas, a maioria das pessoas não leitoras, nunca receberam um livro quando criança. 

Segundo o estudo, Retratos da Leitura no Brasil, a nossa população ainda lê muito pouco, sendo a maior parcela de não-leitores adultos, cuja prática diminui de acordo com a renda familiar e com a classe social.

As alegações para a ausência de leitura no ano anterior à pesquisa evidenciam problemas de várias ordens: falta de tempo: 54%, outras preferências: 34 %, desinteresse: 19%, falta de dinheiro: 18%, falta de bibliotecas: 15%. Assim, 33% das alegações dizem respeito à falta de acesso real ao livro e 53% dizem respeito ao desinteresse pela leitura.

Tais informações parecem configurar um ambiente em que a leitura não é socialmente valorizada, em que o livro não tem um lugar assegurado. Tanto é que 86% dos não-leitores nunca foram presenteados com livros na infância, enquanto no universo dos considerados leitores esse índice cai para 48%.

Outra informação importante diz respeito às práticas familiares de leitura. Nos lares dos não leitores, 55% nunca viram os pais lendo.
Este é um fator importante pois a maior influência para a formação da leitura das crianças vem dos pais, principalmente das mães.

Por tudo isto, o Projeto “Pedro e a Máquina de Voar” propõe incentivar as famílias à lerem “com, para e junto” com seus filhos do pré-escolar, influenciando positivamente as crianças, garantindo o acesso gratuito, à um livro infantil, cuja história narrada no universo ficcional, valoriza os livros e a leitura.

Desde a concepção inicial, eu propus a produção gráfica do livro na Gráfica do Jornal O Tempo, uma empresa próximo da minha casa. Sempre recebi críticas e perdi apoios por seu dono ser um notório político de direita. Nunca me importei com a orientação ideológica das pessoas com quem me proponho a fazer negócios.

Como disse muito bem, o atual Ministro da Justiça: em uma estrada, não importa se você trafega na direita ou na esquerda, todos devem seguir as leis de trânsito.

Porém, recentemente vi o Prefeito de Betim, Medioli, dono grupo, defender o fim da democracia, apoiando a posição golpista de não aceitar o resultado das urnas.

Estou pensando até em abrir mão de um dos objetivos definidos desde o início do projeto, de disputar o Prêmio Jabuti, na categoria de projeto de mediação de leitura e realizar a impressão gráfica na Amazon, onde o livro já está disponível em PDF. Coisa que Câmara Brasileira do Livro (CBL) e as vinculações com o setor gráfico, não devem gostar muito.

Mas para mim, apesar da Campanha da  Internacional  Progressista da qual sou um dos fundadores, até a Amazon é vinculação mais ética e saudável do que grupos econômicos que não respeitam a democracia, a justiça e a lei no Brasil.

P.S. agradeço a parceria com a maravilhosa ilustradora Julia L. Fioretti e peço um pouco mais de paciência para que nosso projeto possa atingir os seus nobres propósitos

P.S. 2 arte é política cara pálida. 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Microretrospectiva 2022

Tenho andado com problemas de lembrar direito quando as coisas aconteceram. Se não me engano, nesta época do ano passado, estava defendendo em nome da classe, a renegociação dos direitos de streaming com a Disney do filme Viúva Negra e a Romanova me convidou pra dar aula de português pra ela na única China. 

Agradeci, por eu considerar insuficiente meu inglês pra ensinar qualquer coisa pra uma autêntica princesa Russa. 

Como sou do modelo que acredita que metade das tretas do mundo são erros de comunicação e que a outra metade é treta mesmo, estou buscando ampliar o meu repertório e evitar erros de interpretação.

Ressaltei a posição do Brasil, e sem usar indevidamente argumento defendidо pelo Estado, reitero a unicidade da República Popular da China como unânime no Brasil.

Penso como teria sido a minha vida, se quando o convite realizado tivesse sido aceito. Provavelmente me mudaria para Macau, a poucos minutos de Taiwan, a outra Província Chinesa. 

Cпасибо foi uma das primeiras palavras que aprendi. Apesar de ter dúvidas se o agradecimento é uma expressão Russa ou Ucraniana.






P.S. Estou aprendendo Russo mas em espanhol. 
P.S. 2. O Governo Lula precisa apoiar as estruturas de Defesa Civil, neste período de chuvas e tantas tragédias. Um olho nos golpistas e outro nas necessidades do povo Brasileiro.
P.S.3. Aproveitando o clima festivo do Natal da Igreja Ortodoxa e a trégua, fico pensando se o Lula tomasse uma cervejinha com o Putin e o Zelanski, se o conflito poderia mesmo acabar?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Poder é o povo. O resto é publicidade!!!!


Não vou mentir. Dediquei muito tempo do meu dia de hoje ouvindo o CBN. Rádio do grupo Globo. Tudo bem que não é do mesmo grupo da Revista Veja, cujos acionistas majoritários defendiam  o Apartheid, um regime de segregação racial implementado na África do Sul.

Ontem, o Presidente do Congresso disse que este é o Congresso mais progressista da história. Talvez seja, porque os deputados e senadores eleitos não são reféns do Grupo que se auto intitulou com o quarto poder, segundo Roberto Marinho.

Talvez, o que o presidente da Câmara disse como sendo o Congresso mais progressista seja o maior número de Deputados e Senadores sem o "rabo preso na Globo".


P.S. "rabo preso na Globo"pode ser coisas que aconteceram ou que poderiam ter acontecido, que com com uma boa divulgação acabam virando verdade, independente se aconteceu ou não.



Para o futuro e além...

Ano novo! Vida nova!!

Mais uma vez, o nosso planeta completou uma volta inteira que convencionamos chamar de ano.

Mas muita coisa mudou nesta virada. Teve até o Presidente do Congresso Nacional auto-rotulando a próxima composição como progressista. Tomará que sejam mesmo Excelentíssimos Deputados e Senadores .

O futuro depende disto! De após a incompetência amplamente demostrada dos militares realizarem a gestão da coisa pública, prendendo a política no quarto escuro dos interesses vis, chegou a hora do Brasil acertar as contas com o passado e projetar o futuro.

Melhor do que isto, "Um Congresso Progressista" só a descoberta de que o bombardeio milenar das partículas eletromagneticamente carregadas do sol sobre a anomalia do Atlântico Sul produz Hélio 3 nas rochas nacionais. Tem até chineses querendo ir pra lua minerar de tão estratégico e importante insumo... Ou que a tecnologia de materiais desenvolvida pela Petrobrás para extração em águas profundas pode ser utilizadas na pesquisa de geração de energia de fusão, usando a pressão do fundo do mar na variável, e diminuindo a necessidade de energia empregada no processo.
Mas estas alternativas de construção de futuro, saídas da minha cabeça, um pobre favelado, latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior...

Assim como eu, no Brasil existem vários, invizibilizados por uma lógica tacanha e medíocre de desvalorização do potencial cognitivo nacional e falsa meritocracia.

Os céticos, os mesmos que duvidavam da capacidade nacional de produzir petróleo em águas ultra-profundas, já devem estar com as pedras na mão para inviabilizar qualquer possibilidade de avanço tecnológico que possa levar esta nação para o seu merecido lugar de destaque neste mundo.

Parabéns ao povo Brasileiro. Que entregou, na lindeza de nossa diversidade, a faixa de Presidente para o Lula. Que o governo que se inicia, tenha a sabedoria dos grios, a mágia dos xamãs, a resiliência dos excluídos, a força dos trabalhadores e a esperança das crianças. E que a síntese deste mundo que é nosso país, possa superar todas as adversidades, construindo no agora, o futuro que desejamos.

#Brasil #País do #Futuro