sexta-feira, 17 de maio de 2024

Tragédias de ontem, tragédias de hoje, tragédias do amanhã

 

 

Acompanhado a grande inundação no Rio Grande do Sul,  primeiramente quero publicamente prestar minha solidariedade aos atingidos, principalmente as famílias das vítimas fatais.

Antes de cair no lugar comum de caçar os óbvios culpados enquanto o povo está sofrendo debaixo d´água, gostaria de propor ao Governo Federal a transposição da Lagoa dos Patos.

Sei que à primeira vista, muitos vão cair de pau, assim como as chuvas torrenciais que acredito ser o novo normal de determinadas regiões do pais.

Porém pesquisando sobre a questão, vejo que a Lagoa dos Patos irá reter as águas por vários fatores. Seja pela pequena embocadura de saída do mar, a dinâmica oceânica e dos ventos, a baixa altitude da região metropolitana de Porto Alegre, assim como o assoreamento da laguna e do rio, ambos erroneamente chamados de Lagoa.

Sei que o povo nordestino é solidário! Talvez, quem sabe, possam emprestar uma daquelas bombas hidráulicas do Projeto do São Francisco com capacidade para bombear 25 mil metros cúbicos de água por hora, ou seja, 25 milhões de litros de água a cada 60 minutos, cujo canal ainda não esteja concluído, para ser momentaneamente alocada nesta calamidade pública.

Quero desejar sabedoria as autoridades, paciência e resiliência ao povo gaúcho, e para o Brasil, quero do fundo do coração desejar memória histórica. Que as tragédias de hoje, não nos faça esquecer as tragédias de ontem, nem nos preparar para evitar as tragédias do amanhã.


 

P.S. Aquecimento global existe e eu posso provar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário