domingo, 5 de junho de 2016

Água fria, nos pretensos “donos das minas” e das “fornalhas”



Existem coisas que são finitas. Logo acabam. Entre as varias categorias, existem as que são imprescindíveis para a sobrevivência humana como a água. Logo, criar meios para pesquisar e estudar este bem da humanidade parecia uma boa idéia.

Mas, infelizmente, o que ocorreu em Minas Gerais, não foi bem assim. Certo ex-deputado, ex-secretario estadual de ciência e tecnologia e ex-presidente do PSDB mineiro usou da necessidade e da urgência de novas alternativas para os problemas relacionados à água, pra desviar dinheiro e inundar suas próprias contas bancarias e de seus comparsas.

E até que enfim, um tucano é preso. To até pensando em fazer uma novena.


Na cidade de Frutal, o prédio do instituto da falcatrua parece letra de música do Caetano Veloso: “...tudo parece construção mas já é ruína...”. Grandes prédios, laboratórios, bibliotecas, e outras tantas dependências do instituto criado pelo tucano Caio Narcio estão abandonados, pois, na virada da lata, ficou claro os objetivos desonestos do empreendimento.

Seu filho, atual deputado federal, na mais lógica e tradicional hereditariedade da direita, teve coragem de votar a favor do golpe, denominado pelos golpistas como impeachment, declarando que “votava pelo pai e pela juventude”.

Pelo pai, eu peguei o espírito da coisa: “sem Dilma, pressão dos golpistas igual à operação abafa”. Corrupto querendo pegar quem luta contra a corrupção, pra nada mudar e tudo ficar sempre igual.

Agora o deputado tucano tentar justificar o voto golpista pela juventude? Eu confesso que fiquei confuso. De qual juventude ele devia estar falando?

Será que a mesma juventude que quererem rifar com a política entreguista neoliberal? Que querem acabar com seus direitos sociais e trabalhistas? Ou será que eles acham que privatizar escolas é bom para o futuro da juventude do Brasil?

Ou será que a juventude que ele fala é a da turma do chapéu, que há tantos anos e tantos anos, deram o chapéu em um galerão? 


O DNA golpista tucano é antigo. Vai pelas tantas e tantas investigações empurradas pra debaixo do tapete, culminando agora, com o papelão do relatório do Anastásia no Senado.

Em seu governo tucano, a juventude de Minas conheceu de perto a luta das professoras e professores do estado, na maior greve da história da categoria: “A greve dos 100 dias”. Os casos “ocultos” dos bilhões desviados da educação e da saúde. A criminalização dos movimentos sociais e a perseguição de lideranças. E por ai afora...

Anastasia, que tenta revolucionar a retórica com seu relatório “inepto” como disse o senador Lindeberg Farias, tenta justificar o golpe, julgando Dilma por coisas que ele mesmo fez quando era governador. Isto sem falar na falcatrua de cercear o direito de defesa da presidenta Dilma. Fato límpido e transparente, como as águas que deveriam ter pesquisado.
E por falar em água e por falar em falcatrua, não tem como não deixar de falar das águas profundas do pré-sal.

E ai é falar de tudo que este golpe representa, como a quebra da exclusividade e defesa das tecnologias nacionais que só os bobinhos dos brasileiros da Petrobras sabem fazer. Mas, os entreguistas golpistas querem entregar para o capital especulativo mundial. Afinal não deve ter pré-sal só no Brasil e não deve ser fácil tirar petróleo em águas ultra-profundas, pois se fosse fácil, todo mundo tirava.

Mas as águas vão rolar... ou melhor, já estão rolando.
Será que se o tal Hidroex, o instituto da falcatrua das águas que o ex-presidente do PSDB de Minas Gerais roubou, estivesse fazendo as pesquisas devidas, tragédias como a de Mariana teriam ocorrido?

Pois as barragens de rejeito de mineração representam um risco real em nosso estado. Ou vocês acham que se chama minas a toa? Ainda mais no modelo criminoso de transportar minério por aquedutos, e outras aberrações, como as que permitiram a ocorrência do maior crime ambiental da história do Brasil. 

Enquanto isto, no conta-gotas de investigação contra a direita na Lava-a-jato: Aleluia! Aleluia! Aécio vai ser investigado!

Mas com o controle que os neoliberais ainda têm sobre as estruturas do estado burguês brasileiro, muita água vai rolar ainda debaixo da ponte, até que todas as falcatruas da direita golpista sejam devidamente apuradas e punidas.

Entretanto, a eleição na PUC-Minas, deu uma sinalização do que anda pensando uma parcela importante da sociedade juvenil mineira. A surra que a direita levou nas urnas do DCE, demonstra mais claramente que esta marolinha golpista não vai prosperar.
Um verdadeiro banho de água fria, nos pretensos “donos das minas” e das “fornalhas”.

P.S. #EuTenhoVergonhaAlheiaDoPSDB #AleluiaUmTucanoFoiPreso #QueOgolpeVireAgua #VazaTemer

P.S.2 A secretaria das mulheres do Temer, mal entrou e já querem que ela saia. Razões citam dúzias. Vão desde crimes já denunciados no Ministério Publico, até posições fundamentalistas sobre políticas publicas. Vamos apostar quem será a próxima queda deste palácio de cartas marcadas?
P.S.3 Toda solidariedade ao M.E. de Frutal. Que consigam construir alternativas para a juventude nos equipamentos públicos deteriorados nesta enxurrada tucana.